Como preparar um excelente relatório de aula prática de tecnologia
usuario

Publicado por Autotek

Como preparar um excelente relatório de aula prática de tecnologia


É importante que as aulas práticas sejam vistas pelos alunos como parte determinante no processo de aprendizado do conteúdo. Para isso é necessário adotar algumas condutas que garantam sua eficácia. A produção de relatório de aula prática é uma delas. Esses documentos têm o papel de conscientizar os estudantes sobre a importância desse tipo de aula. Para isso, precisam ser bem estruturados e estimulantes.

Confira agora como elaborar um relatório de aula prática bem-sucedido:

O fundamental é que eles não se restrinjam a explicar a experiência realizada ou a descrever o que foi visto em sala de aula. Ao não levar em consideração o conhecimento científico, os alunos tendem a se basear apenas em opiniões pessoais. Isso leva a criação de relatórios simples demais.

Para elaborar um relatório de aula prática adequado ao propósito do processo de ensino, os estudantes precisam ser instruídos a levar em consideração alguns pontos fundamentais. Conheça-os agora:

Introdução

Nessa parte é fundamental que o aluno faça pesquisas sobre os conteúdos que serão abordados na aula em livros e fontes confiáveis na internet. A partir disso, ele deverá criar um resumo sobre o tema.

Objetivos

Aqui é o espaço para o aluno focar em identificar e responder quais são os objetivos e propósitos da aula em questão.

Matérias e métodos

Nessa etapa do relatório deve ser dado enfoque à metodologia aplicada e aos instrumentos e equipamentos utilizados para a realização da aula analisada. Todas as etapas do procedimento devem ser descritas.

O roteiro da aula deve servir apenas como orientação para a atividade. Não deve, portanto, ser copiado. É importante também escrever os materiais e métodos de maneira que qualquer pessoa possa realizar a atividade novamente utilizando a explicação como guia.

Resultados e discussão

Nessa parte o aluno deverá escrever todos os resultados obtidos durante a aula. Aqui é fundamental relacionar o conhecimento prático adquirido com o teórico. Também é importante avaliar todos os erros cometidos durante o processo e o que foi feito para solucionar o (s) problema (s).

Materiais ilustrativos, como gráficos, figuras e esquemas, são muito bem-vindos nessa parte do relatório.

Conclusão

Esse é o momento de descrever o que foi aprendido e quais os objetivos da aula foram alcançados a partir da realização da aula prática.

Bibliografia

Ao final do relatório o aluno deverá destacar os nomes dos sites e livros que serviram de base para o desenvolvimento da atividade. É importante seguir as regras de referências.

Seguindo esses passos, a aula não servirá apenas de demonstração de um processo ou estrutura. A efetivação desse relatório possibilitará ao aluno ter uma visão mais ampla das aulas. Além disso, ele também poderá se embasar em referenciais teóricos para discutir os resultados obtidos.

Para que esse relatório tenha resultados é necessário que o professor se programe. Definir os seus objetivos e qual metodologia será aplicada antes da aula permitirá um maior auxílio ao estudante na produção do relatório.

 

Comentários