6 dicas para um professor universitário iniciante
usuario

Publicado por Autotek

6 dicas para um professor universitário iniciante


Conseguir se firmar na carreira de professor universitário é algo que requer tempo e habilidades para lidar com pessoas. Se você está começando ou vai começar agora a dar aulas em Universidades é interessante incorporar algumas ações nas suas práticas do cotidiano em sala de aula que farão seu desempenho e sua relação com seus alunos serem ainda melhores. Confira agora 6 dicas para um professor universitário iniciante.

Dicas para um professor universitário iniciante:

 

Nome dos alunos

Uma maneira de mostrar que você se importa com os estudantes que estão assistindo a sua aula é memorizar os nomes deles. Esse é o primeiro passo para conquistar sua simpatia e respeito, além de abrir espaço para uma maior aproximação. Na hora de promover debates na turma, chamá-los pelo nome pode fazer a diferença.

Horários

Atraso é uma coisa que mancha a imagem de qualquer profissional. No caso dos professores, além de não atrasar, é recomendável chegar alguns minutos mais cedo. Assim é possível concluir os últimos ajustes para o início da aula e receber a turma aos poucos, quebrando um pouco do gelo.

Dinâmicas

No primeiro dia da sua aula na turma é sem bem-vindo promover algum tipo de dinâmica para deixar todo mundo mais à vontade, incluindo você mesmo. Assim, ficará mais fácil começar a se envolver com a classe e criar um ambiente mais favorável para as aulas que virão.

Feedbacks

Tão importante quanto executar as atividades em sala é ter o retorno de como elas estão sendo recebidas pelos alunos. Assim é possível avaliar o seu desempenho à medida que as aulas vão avançando e fazer ajustes quando necessário.

Planejamento

Você pode saber muito sobre o que está ensinando. Porém, se não fazer um planejamento adequado de como transmitir seus conhecimentos aos seus alunos, todo esse conhecimento não adiantará muito. Elabore, mesmo que mentalmente, formas de abordar os conteúdos de maneiras mais clara e objetiva.

Criatividade 

Previsibilidade geralmente é sinônimo de desinteresse. Então fuja dela nas suas aulas! Diversificar os recursos didáticos disponíveis irá tornar as suas aulas mais dinâmicas e atrair o interesse dos alunos. Os recursos são muitos: dinâmicas, vídeos, slides, apostilas, debates, exercícios práticos e teóricos, discussões, estudos de caso, etc.

Gostou das nossas dicas para um professor universitário iniciante? Então aproveite e confira outras dicas para se desenvolver ainda mais nessa carreira.

Comentários