Tecnologia na Educação: Como introduzir na Escola?
usuario

Publicado por Autotek

Tecnologia na Educação: Como introduzir na Escola?


Que a tecnologia precisa ser inserida nas rotinas de ensino dentro das escolas já é quase um consenso. Porém, como fazer isso ainda é uma questão que apresenta divergências. Muitos educadores e diretores de escolas, por mais bem-intencionados que estejam, acabam fazendo essa inserção de uma maneira não muito adequada. Para que a introdução da tecnologia realmente traga bons resultados é necessário que algumas mudanças sejam realizadas em todos os setores da escola (corpo docente, funcionários, alunos, etc.).

No caso dos professores, por exemplo, a escola precisa ir além de apenas motiva-los. É preciso que eles sejam ajudados nessa transição da melhor maneira possível. Isso pode ser feito através de treinamentos, aulas de informática e, se necessário, até mesmo funcionários auxiliares para tornar a experiência mais segura.  A escola também deve realizar um acompanhamento afim de detectar possíveis problemas e feedbacks para realizar melhorias.

Quem também não pode ficar de fora desse processo são os pais. Promover a participação dos familiares nessas mudanças é fundamental. Como fazer isso? Através de reuniões e notificações. A escola precisa ter uma comunicação aberta e direta com os pais. Esse, por sua vez, precisam participar de tudo como apoiadores e estimuladores dos filhos.

E claro, não se pode esquecer dos alunos.  É normal e até correto pensar que as chances de resistência por parte deles na adoção da tecnologia nas escolas sejam mínimas. Porém, é preciso que haja um cuidado para que esse uso seja, de fato, direcionado para educação, e não para outros fins.

Tecnologia na Educação: entendendo as demandas dos alunos

Essas novas tecnologias devem ser bem aproveitadas pela escola e não podem se transformar em apenas mais um recurso entre tantos outros. Para isso, é necessário que se entenda quais são as demandas dos alunos.

O primeiro passo é procurar saber quais são os tipos de aparelhos tecnológicos mais utilizados pelos estudantes foda da sala de aula. É interessante também, ainda nessa perspectiva, pesquisar os programas e aplicativos mais populares entre eles. E isso tanto para temas ligados a escola como para entretenimento. Após isso, é fundamental verificar a familiaridade de cada um com esses dispositivos. Quais são os tipos de informações e conhecimentos sobre o uso da tecnologia que eles mais podem precisar? O que eles gostariam de aprender no que se refere a tecnologia? Essas são apenas algumas das perguntas a se fazer.

O que acha da inserção de tecnologia em sala de aula? Deixe sua opinião nos comentários.

Comentários