Vantagens de utilizar gamificação na educação tecnológica
usuario

Publicado por Autotek

Vantagens de utilizar gamificação na educação tecnológica


Como citado em nosso post TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: 4 DICAS PARA 2018 , a gamificação é uma das metodologias de ensino que veio para contribuir no processo de aprendizagem das pessoas. Os avanços tecnológicos permitiram, portanto, que homem manuseasse a maquina e, assim, pudesse aprender com ela. E assim, nasce as ações relacionadas à gamificação na educação.

Hoje, vamos falar mais sobre esse método super inovador e apresentar todas as contribuições dele para o ensino.

Mas afinal, o que é Gamificação?

A palavra gamificação é proveniente do inglês “game”, que significa “jogo”. Seu método consiste em apresentar regras e estratégias comumente presentes em jogos digitais simulando situações de ensino, como o ambiente de sala de aula, por exemplo. É um meio lúdico, que permite com que os estudantes interajam com o jogo e aprendam durando a partida.

Este método, traz muitos benefícios no processo de aprendizagem, além, é claro, de atrair a atenção dos estudantes e minimizar o desinteresse, cada vez mais frequentes nos alunos diante de uma aula tradicional

, com jogos que estimulam seus praticantes a lidar com uma grande variedade de conhecimentos.

Quais os principais benefícios da gamificação na educação?

Agora que contextualizamos melhor que é gamificação, vamos apresentar 5 benefícios que este método pode auxiliar como um todo no processo de aprendizado de um estudante, tanto academicamente, quanto socialmente.

1. Proporciona diversos estímulos ao aprendizado

O universo dinâmico e lúdico dos jogos eletrônicos encantam os estudantes e isto acaba estimulando o desenvolvimento de novas habilidades. Games que tangem uma temática voltada ao raciocínio lógico, espírito de equipe, multidisciplinaridade e liderança, assim como competitividade, levam os jogadores a lidar com uma grande variedade de conhecimentos.

Isto significa que, a todo momento, ao jogar, o estudante é exposto à aplicação do conhecimento que obteve, com o intuito de mesclar teoria e prática.

2. Possibilita vivenciar situações cotidianas e estimular o senso de urgência

A gamificação faz com que os alunos trabalhem com situações cotidianas. Por meio dos jogos, é possível entender fenômenos científicos, como experiências realizadas em laboratório. Há também como explorar o que tange a educação financeira, por meio da simulação compra e venda de algum produto ou serviço. O aprendizado é multidisciplinar com essa metodologia inovadora!

3. É capaz de fazer a avaliação do rendimento em tempo real

A gamificação vai na contra-mão das práticas pedagógicas tradicionais. Este novo método, faz com que o aluno consiga acompanhar o próprio desempenho, e o melhor, em tempo real. A vantagem é que ele tem dados sobre seus pontos fortes e fracos o que possibilita uma verificação rápida sobre os pontos que podem ser melhorados. O grande lado positivo desse método, é que quem está jogando, vai querer, cada vez mais melhorar a performance.

4. É um grande estimulador da autoconfiança

A gamificação na educação estimula os participantes a se desafiarem. Durante os jogos, é possível elaborar estratégias para alcançar objetivos pré-determinados. Para isso, o competidor é posto à prova, e precisa usar seus conhecimentos e habilidades, o que gera um sentimento de confiança e credibilidade em si mesmo.

5. Envolve a comunidade docente

Além de deixar os alunos super atentos, o método de gamificação na educação acaba fazendo sucesso entre os professores também, que, que ficam entusiasmados ao verem os alunos super estimulados. Este processo, gera sentimentos motivadores em quem leciona e faz com que tenha cada vez mais vontade em imergir e ensinar sobre variados tema, além de criar novas oportunidades para desenvolverem no ambiente escolar.

E aí, o que achou deste artigo sobre a gamificação na educação? Leia mais artigos relacionados em Autotek

Comentários