Como engajar seus alunos com a implementação tecnológica em aula?
usuario

Publicado por Autotek

Como engajar seus alunos com a implementação tecnológica em aula?


A associação entre educação e tecnologia na atualidade já é obrigatória. O profissional de ensino deve estar atualizado com as tendências. Fazer uso da tecnologia na educação já é uma necessidade inadiável, reconhecida por todo profissional do ensino que deve estar atualizado com as tendências da área. Conheça mais sobre essas vantagens aqui.

Mas simplesmente utilizar toda essa tecnologia da qual temos acesso não garante um bom trabalho no ensino. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para ajudar a otimizar o desempenho do ensino com o uso da tecnologia. Confira:

Educação e Tecnologia

Acompanhe a introdução

Não é muito difícil trabalhar com tecnologia nas gerações Y e Z. Eles já nasceram dentro deste período e dificilmente oferecerão resistência. Mas é preciso preparar os seus alunos para o tipo de projeto que você quer implementar. Converse, mantenha um canal de comunicação aberto entre você e seus alunos. Faça reuniões, notifique-os, é importante que eles participem do processo de implementação, compreendam-o e deem um retorno, um feedback sobre eles.

 

Conheça a demanda de seus alunos

Não adianta trabalhar com uma tecnologia que não é acessível, não é verdade? Você precisa entender os seus alunos, o que eles podem e sobre o que eles têm interesse em trabalhar. Assim, você poder direcionar seus esforços na tentativa de ajudá-los a suprir essas necessidades de suas carreiras. O que usam, o que gostam e o que querem aprender.

 

Elabore a relação entre seu objetivo e a necessidade de seus alunos

Se você já se preparou e sabe do que seus alunos precisam, seu próximo passo é definir até onde você quer e pode chegar. Localize os problemas, procure onde você quer evoluir e trabalhe em cima disso, de acordo com o que você apurou como necessidade. Mãos a obra!

Mantenha-se sempre atualizado

O profissional que está ensinando tem também que aprender. O mundo tecnológico exige do professor uma atualização contante e consciência das novidades desse ambiente.  Fique sempre atento aos canais de informação sobre o que você usa ou tem o desejo de trabalhar.

 

Estimule e avalie o uso dessa tecnologia

Se você aplicou uma novidade tecnológica, claro, agora é hora de aplicá-la. Seja criativo para isso! Dê trabalhos práticos e estimulantes, largue a teoria e cative seus alunos a aplicarem o que aprendeu. A prática demonstra que o que eles aprenderam, vale a pena para ser usado.

 

Por fim, modere essa relação

O objetivo é tornar a relação entre educação e tecnologia mais próxima, certo? Mas não exclusiva. Mantenha o trabalho direto com seus alunos e conscientize-os da importância do tempo de cada coisa. Considerando que você quer dar uma repaginada no seu método, não o abandone de fez. O ideal é buscar equilíbrio nessa relação.

 

Gostou desse post? Para implementar todas essas mudanças é fundamental que os educadores saibam como se portar em sala de aula e na relação com os alunos. Para isso, separamos essas dicas de como ser um excelente professor universitário. Confira aqui.

Comentários