Como evitar dar uma aula chata para seus alunos na universidade
usuario

Publicado por Autotek

Como evitar dar uma aula chata para seus alunos na universidade


Um aluno cochilando, mexendo no celular ou distraído durante a aula é algo bem incômodo. Quando o desinteresse é geral, a culpa pode não ser completamente dos alunos. Algumas práticas dos professores podem contribuir para uma aula chata e cansativa para os universitários. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como evitar isso. Confira:

Não discuta com um único aluno

Nenhum aluno gosta de se sentir como um mero espectador. Por isso, evite dirigir a aula para uma discussão entre você e um aluno específico, com diálogos com uma única pessoa. Priorize respostas breves quando o assunto não for de interesse geral e culminar em um tipo de conversa que perca o rumo da aula.

Evite ficar lendo por muito tempo

Nada é mais irritante para um aluno do que professores lendo textos enormes… O procedimento é pouco útil e dá uma garantia quase certa de que fará a aula chata e de que seus alunos irão se dispersar. Usar slides e textos impressos não te livram desse erro. Limite a usar tópicos e explicá-los oralmente. Se o texto for imprescindível, faça interrupções explicativas.

Linguagem técnica e termos complicados em excesso

Os alunos precisam entender o que fala o professor e têm que dominar essa linguagem técnica acadêmica. Mas o professor não pode exagerar nisso. Usar muitos termos ou palavras complicadas podem levar o aluno a perder-se no assunto e consequentemente, se desinteressar. Não é preciso abrir mão da linguagem técnica, mas, oralmente, ela pode conviver muito bem com o linguajar do dia a dia.

Mantenha a disciplina

Ignorar o problema de que seus alunos estão conversando e fazendo tumultos durante a aula pode deixar claro para os próprios alunos que você não leva sua aula a sério. A parte da turma que mantem-se concentrada, fica na expectativa de que você intervenha na situação, se estressa e se dispersa. Chame a atenção de seus alunos! Todos agradecem.

 

Gostou desse post? Para implementar todas essas mudanças é fundamental que os educadores saibam como se portar em sala de aula e na relação com os alunos. Para isso, separamos essas dicas de como ser um excelente professor universitário. Confira aqui.

Comentários